Avaliação por Pares

Os textos enviados à Revista Brasileira de Gastronomia devem ser inéditos.

Os avaliadores e autores devem observar que não serão aceitos textos previamente publicados em outras fontes secundárias (como revistas ou livros). Considerando que eventos científicos são fontes primárias de informação, a revista aceita trabalhos provenientes destas fontes, desde que o texto não seja réplica do original.

Plágio, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação, não são permitidos. A Revista Brasileira de Gastronomia utiliza software de detecção de semelhanças e adota ações para combater o plágio e a má conduta ética de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

A primeira avaliação do manuscrito é realizada pelo editor. O objetivo é verificar se a temática está alinhada ao escopo da revista e se está em consonância com as diretrizes aos autores. Esse procedimento inicial é rápido e evita que os autores esperem desnecessariamente pelo parecer.

Posteriormente, os manuscritos aprovados nesta fase inicial, são apreciados por meio da avaliação dupla cega pelos pares, que podem ser membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, dentro de suas especialidades. Havendo divergências de pareceres, o texto é enviado para avaliação de um terceiro parecerista.

Para o processo de avaliação a Revista Brasileira de Gastronomia disponibiliza formulário próprio aos pareceristas.

Baseado nos pareceres dos revisores, o editor decide sobre a publicação do manuscrito. O resultado dos pareceres é comunicado aos autores por e-mail com a garantia de anonimato dos avaliadores.

 A lista dos avaliadores no expediente de cada edição contempla aqueles que emitiram pareceres durante o trimestre anterior. Este processo garante que avaliadores que deram parecer em um trimestre tenham seus nomes publicados na edição do trimestre seguinte, independentemente dos artigos por eles avaliados terem sido publicados, rejeitados ou estarem em fila aguardando outras avaliações. Por este motivo, cada vez que o editor recebe o parecer de um avaliador, este recebe um certificado de que participou da avaliação da edição seguinte.

A média de tempo entre a submissão e a primeira resposta é de 9 semanas.

A Equipe Editorial reserva-se ao direito de:

- solicitar alterações aos autores nos textos submetidos, quando se fizer necessária alguma correção ou modificação de ordem temática e/ou formal; e

- proceder alterações de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical, e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados.

A Equipe Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica nas áreas de Gastronomia e Alimentação, Patrimônio Cultural Gastronômico, Turismo e Cultura para possíveis publicações de suas produções intelectuais na Revista Brasileira de Gastronomia. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

Os textos não aceitos para publicação na Revista Brasileira de Gastronomia, arquivados pelo sistema SEER, estão liberados para submissão em outros periódicos.