Patrimônio Cultural Gastronômico:
Inventário dos saberes e fazeres dos doces tradicionais de São José, Santa Catarina
Resumo
A produção de inventários gastronômicos é importante para registrar os saberes e fazeres tradicionais de uma determinada região e, dessa forma, preservar o patrimônio cultural gastronômico da mesma. Este estudo tem o objetivo de identificar e realizar um registro acadêmico a partir de inventários das produções doces gastronômicas e históricas da cidade de São José no período do início do século XX à meados do mesmo século. Para alcançar o objetivo, foi utilizada a metodologia desenvolvida por Müller (2012), chamada de Inventário de Referência Gastronômica Cultural, composto por levantamento bibliográfico e documental preliminar, pesquisa de campo, oficinas práticas, entrevistas coletivas e individualizadas. Dessa forma foi possível identificar as produções de doces tradicionais, compreender e sistematizar as técnicas tradicionais utilizadas pelos antepassados, bem como verificar transformações que estão ocorrendo durante o processo produtivo, fruto da urbanização e presença forte da industrialização, descaracterizando muitas vezes a produção original.
Referências
França, F. et. al. Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto, I Seminário Alimentação e Cultura na Bahia, Centro de Estudos do Recôncavo – UEFS, 2012. Disponível em:
GERLACH, G.; MACHADO, O. São José da terra firme. São José: Floriprint Indústria Gráfica, 2007. 331 p.
Hall, M. & Mitchell, R. Tourism as a force for gastronomic globalization and localization. In: Hjalager, A. M. & Richards, G. (eds.). Tourism and Gastronomy. London: Routledge, 2002, pp. 71- 90.
HERNANDEZ, J. C. Patrimônio e Globalização: o caso das culturas alimentares. In: CANESQUI, A.M.; GARCIA, R.W.D. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. 1.ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
SANTANA, Thalita Kalix Garcia. Os inventários do patrimônio alimentar brasileiro: possibilidades para o incremento do turismo gastronômico? / Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Turismo) -- Universidade de Brasília, 2016. Disponível em:
MAGALHÃES, Leandro Henrique; MARETTI, Mirian Cristina. Patrimônio Cultural Londrinense e a Contribuição Italiana através da Gastronomia. Revista Tempo Espaço Linguagem, Universidade de caxias do sul, v. 04, n. 01, p. 11-22, jan./abr. 2013.
MENDES, Marina De Carvalho; PIRES, Paulo Dos Santos; KRAUSE, Rodolfo Whendhausen. Relevância da gastronomia em restaurantes temáticos: um estudo de caso em balneário camboriú, sc. Revista rosa dos ventos, Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil, v. 6, p. 66-75, jan./mar. 2014.
Moratoya EE, Carvalhaes GC, Wander AE, Almeida LMMC. Mudanças no padrão de consumo alimentar no Brasil e no mundo. Rev. Política Agrícola 2013; 22(1):72-84.
MÜLLER, Silvana Graudenz. PATRIMÔNIO CULTURAL GASTRONÔMICO: Identificação, Sistematização e Disseminação dos Saberes e Fazeres Tradicionais. 2012. 288 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em:
MÜLLER, Silvana Graudenz; AMARAL, Fabiana Mortimer; REMOR, Carlos Augusto. Alimentação e cultura: preservação da gastronomia tradicional. Saberes e fazeres do turismo: Interfaces, Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil, v. 6º Semintur, jul. 2010. Disponível em:
MÜLLER, Silvana Graudenz; AMARAL, Fabiana Mortimer. A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais. Revista Thema, [S.l.], v. 9, n. 1, set. 2012. ISSN 2177-2894. Disponível em:
SERPA, Ivan Carlos. Os engenhos de Limeira: história e memória da imigração italiana no Vale do Itajaí-Mirim. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, 1998.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gastronomia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.