Tematização de restaurantes típicos caipira na região do Vale do Paraíba, São Paulo, Brasil

  • Silmara Queiroz Carletti Universidade do Vale do Paraíba
  • Valquiria Miyazawa Universidade do Vale do Paraíba
  • Rafael Cunha Ferro Universidade do Vale do Paraíba / Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0002-9063-8395
  • Claudia Maria de Moraes Santos Universidade do Vale do Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0009-1657
  • Ana Enedi Prince Universidade do Vale do Paraíba
Palavras-chave: Gastronomia, Restaurante de comida típica, Cultura caipira, Vale do Paraíba/SP

Resumo

Esse artigo consiste em uma análise da alimentação e da cultura denominada de caipira representada na tematização em restaurantes. Sistematizações foram realizadas a partir de análises e reflexões de referenciais que versam sobre a temática. Buscou-se identificar os elementos materiais e simbólicos que representam a cultura e a cozinha caipira e o emprego desses elementos no contexto de restaurantes ditos “típicos” de cozinha caipira no Vale do Paraíba. A técnica de observação não participante e sistematizada a partir de um formulário de inferência foi aplicada em visita a dois restaurantes. Nos resultados da pesquisa ambos os restaurantes apresentaram elementos condizentes com a cozinha e cultura caipira, mas notou-se também a oferta de preparos não considerados caipiras segundo o referencial teórico. Acredita-se que a tematização de restaurantes, que retatam as culturas do Brasil, exercem uma função de resguardo cultural dos seus elementos simbólicos e materiais.

Biografia do Autor

Silmara Queiroz Carletti, Universidade do Vale do Paraíba

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba/ silmara@aut.com.br

Valquiria Miyazawa, Universidade do Vale do Paraíba

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba/ valquiria.miyazawa@gmail.com

Rafael Cunha Ferro, Universidade do Vale do Paraíba / Universidade Anhembi Morumbi

Mestre e Doutorando em Hospitalidade (Universidade Anhembi Morumbi). Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba/rafael.ferro@univap.br

Claudia Maria de Moraes Santos, Universidade do Vale do Paraíba

Mestre em Ciências Ambientais (Universidade de Taubaté) e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (Universidade do Vale do Paraíba). Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba /claudia.mmsantos@univap.br

Ana Enedi Prince, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em História (Universidade de São Paulo). Coordenadora do curso de História e professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba/prince@univap.br

Referências

ARAUJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional Volume III. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1964.
BARCELOS, Bianca Meneguci. Estudo das tematizações de estabelecimentos gastronômicos do Distrito Federal. Cenário, v. 7, n. 12, 2019.
BOUTAUD, J. J. Comensalidade: Compartilhar a mesa. In: MONTANDON, A. (dir.). O livro da hospitalidade: Acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. São Paulo: Senac, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é História, v. 75, 1983.
CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista ea transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
CONTRERAS, Jesus; GRACIA, A. M. Alimentación y cultura. Editorial Ariel, 2005.
CORRÊA, Ana Alice Silveira; QUINZANI, Suely Sani Pereira; PEIXXOTO, Daniela Vilela; CORRÊA, Tatiana Caroline Silveira. A tradição do milho: o ingrediente base da cozinha caipira e das festas juninas. Ágora, v. 18, n. 1, p. 99-107, 2016.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
DE CARVALHO, Felicio dos Santos; LUIS, José; MOTTA, Paulo Cesar. Experiências em cenários temáticos de serviços. Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 2, p. 1-12, 2002.
DÓRIA, Carlos Alberto. Formação da culinária brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira. São Paulo: Três Estrelas, 2014. 279p.
DÓRIA, Carlos Alberto; BASTOS, Marcelo Corrêa. A culinária caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo antigo de comer. São Paulo: Três Estrelas, 2018.
FERRAZ, Ocilio José Azevedo. São Paulo Caminhos da Colonização: viagens de tropeiros entre serras. São Paulo: Antonio Bellini Editora e Cultura, 2002.
FLORENÇANO, P. C.; ABREU, M. M. Culinária tradicional do Vale do Paraíba: Cadernos Culturais do Vale do Paraíba. Taubaté: Centro Educacional Objetivo, Fundação Nacional do Tropeirismo e Universidade Paulista – UNIP, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Uma breve reflexão sobre o lugar da gastronomia nos estudos sobre turismo realizados no Brasil. Turismo e Sociedade, v. 4, n. 2, 2011.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido: Mitológicas 1. Editora Cosac Naify, 2004.
LIMA, Vania Ribeiro; NEAL, Thereza; SANTOS, C. M. M. ; FERRO, Rafael Cunha; HENRIQUE, Viviane. S. M. Aspectos históricos da preparação da carne de lata no Vale do Paraíba e seu destinos após a modernização da cozinha. In: Anais do XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, XI INIC Jr, VII INID da UNIVAP, 2017. p. 1-6.
MACEDO, Toninho. Mesa Paulista Tradicional: comer & beber juntos. São Paulo: Terceira Margem, 2016.
MACIEL, Maria Eunice. Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de
Koshima com Brillat-Savarin?. Horizontes antropológicos, v. 7, n. 16, p. 145-156, 2001.
MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha à brasileira. Estudos Históricos. n. 33, p. 25-39, jan./jun. 2004.
MENDES, Marina de Carvalho; PIRES, Paulo dos Santos; KRAUSE, Rodolfo Whendhausen. Relevância da gastronomia em restaurantes temáticos: Um estudo de caso em Balneário Camboriú, SC. Rosa Dos Ventos, v. 6, n. I, p. 66-75, 2014.
NETO PERINELLI, Humberto; LASTÓRIA, Andréa Coelho; MELLO, Rafael Cardoso de. Um olhar perspectivo sobre a(s) cultura(s) caipira(s) brasileira(s): reflexões a propósito da experiência de uma cidade do interior paulista. Caravelle, Toulouse, n. 99, p. 35-55, 2012.
OLIVEIRA, Lívia de. Lembranças da cozinha caipira paulista: pilões, gamelas e poiás. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 105-108, 2012.
_______. Cozinha paulista caipira. Geograficidade, v. 4, n. 1, p. 70-75, 2014.
PINHEIRO, Francisco Alves; LEITE, Ângelo Antonio Macedo; DE OLIVEIRA, Mariana Santos Almeida. Avaliação da qualidade percebida em um restaurante temático-típico. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 7, n. 1, p. 53-59, 2008.
POULAIN, J-P. Sociologies de l’alimentation. Paris: PUF, 2002.
RURAL, João. Causos e Sabores das Nascentes do Paraiba do Sul, Ed. Petrobras SP 2011.
SALAZAR, Viviane S.: FARIAS, S. Atmosfera de serviços em restaurantes gastronómicos: influências hedónicas na satisfação do consumidor. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 30., 2006, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.
SCHLÜTER, Regina G. Gastronomia e turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
SETÚBAL, Maria Alice. Vivências caipiras: pluralidade cultural e diferentes temporalidades na terra paulista. São Paulo: CENPEC, 2005.
SILVA, Erotilde Honório; MEDEIROS, Carolina de Castro. As representações da cultura popular nos bares e restaurantes temáticos de Fortaleza. Unirevista, v. 1, n. 3, 2006.
SONATI, Jaqueline Girnos; VILARTA, Roberto; SILVA, Cleiliane de Cassia. Influências culinárias e diversidade cultural da identidade brasileira: imigração, regionalização e suas comidas. In: MENDES, R. T.; VILARTA, R.; GUTIERREZ, G. L. (orgs.). Qualidade de vida e cultura alimentar. Campinas: Ipes, p. 137-147, 2009.
Publicado
2020-02-10