Sabores que contam histórias

o Frühstück como patrimônio imaterial no médio vale do Itajaí

  • Albio Fabian Melchioretto Faculdade SENAC Blumenau
  • Juliana Sa Holz Faculdade SENAC Blumenau
  • Brenda Gabriella Osti Flores Faculdade SENAC Blumenau
  • Eduarda Oneda Faculdade SENAC Blumenau
  • Emanoella Rodrigues Erthal Faculdade SENAC Blumenau
  • Lorenzo de Borba Riscarolli Faculdade SENAC Blumenau
  • Patrícia Carvalho do Val Faculdade SENAC Blumenau
Palavras-chave: Gastronomia, Frühstück, Café da Manhã, Cartografia Social, Médio Vale do Itajaí

Resumo

A pesquisa explora a tradição germânica do Frühstück, ou café da manhã, no contexto contemporâneo do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa examina a importância cultural e social do Frühstück, como ele se transformou ao longo das gerações, e como continua a representar um elemento chave na identidade da região. Mediante entrevistas semiestruturadas com moradores locais e uma análise do uso da cartografia social deleuzo-guattariana para a análise dos dados gerados, a pesquisa investiga as práticas alimentares, memórias afetivas e as conexões com a tradição germânica cultivadas na ocupação da terra. A pesquisa desvela como o Frühstück se adaptou às mudanças sociais e como ele é ressignificado em eventos contemporâneos e como ele ainda sobrevive diante da transformação de hábitos e costumes impostas pelo tempo presente. O Frühstück, além de ser uma refeição tradicional germânica, desempenha um papel crucial na construção da identidade cultural da região do Médio Vale do Itajaí. Essa tradição, trazida pelos imigrantes alemães a partir do século XIX, se enraizou na cultura local e se transformou ao longo do tempo, adaptando-se aos costumes e dinâmicas da região.

Referências

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 1

GERLACH, Gilberto; KADLETZ, Bruno Kilian; MARCHETTI, Marcondes (org.). Colônia Blumenau no sul do Brasil. São José: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019.

HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.

IDCH, Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas - UDESC. Hemeroteca Digital do Estado de Santa Catarina. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/. Acesso em: 15 set. 2024.

MATTHES, Daniela; CHECCUCCI, Marilda. Território, campesinato e tradição: a cuca (kuchen) como elemento emblemático da alimentação no Médio Vale do Itajaí e sua relação com o desenvolvimento local. Revista Prâksis, [s. l.], v. 1, p. 81–104, 2018.

MELCHIORETTO, Albio Fabian. A comunidade como perspectiva de reterritorialização. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, [s. l.], v. 12, n. 2, p. e23752, 2023.

MELCHIORETTO, Albio Fabian. O Médio Vale do Itajaí. Blumenau: Figshare, 2024. Disponível em: https://figshare.com/articles/media/O_M_dio_Vale_do_Itaja_/27315708. Acesso em: 28 out. 2024.

MENASCHE, Renata (org.). Saberes e sabores da colônia: alimentação e cultura como abordagem para o estudo do rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. 4. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 2000.

SEYFERTH, Giralda. A colonização alemã em Santa Catarina: hábitos alimentares e etnicidade. In: MENASCHE, Renata (org.). Saberes e sabores da colônia: alimentação e cultura como abordagem para o estudo do rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. p. 133–160.

SEYFERTH, Giralda. A dimensão cultural da imigração. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 26, n. 77, p. 47–62, 2011.

SILVA, Marilda Checcucci Gonçalves da. O köchkäse e suas controvérsias como produtor de identidade, saúde e renda entre agricultores familiares do Vale do Itajaí (SC). In: Patrimônios Alimentares de Aquém e Além-Mar. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016. p. 63–89. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/39609.

WALKOWSKI, Marinês Da Conceição et al. Food Memories in Community Based Tourism in Acolhida na Colônia, Santa Catarina, Brazil. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 156–176, 2021.

WIERLACHER, Alois. Kulinaristik des Frühstücks / Breakfast Across Cultures. 1st eded. München: Iudicium Verlag, 2018.
Publicado
2025-11-25
Edição
Seção
Artigos