Admissibilidade da cobrança de taxa de desperdício por restaurantes

  • Fernando Goulart Rocha Instituto Federal de Santa Catarina
  • Edson do Amaral Lucas da Rosa
Palavras-chave: Taxa de desperdício, Restaurante, Consumidor

Resumo

A fim de evitar abusos por parte dos clientes, restaurantes têm aplicado uma taxa de desperdício como meio de penalizar consumidores que deixam sobras de refeição e acabam por onerar os custos de operação dos estabelecimentos. Embora não haja vedação legal expressa à prática, tal mecanismo parece estranho à autonomia e às garantias individuais do consumidor. Nos tribunais, situações de constrangimento e discussão da legalidade de medidas adotadas pelos restaurantes contra o desperdício motivam os pleitos de reparação civil e de defesa de direitos coletivos. Os resultados apontam para necessidade de parcimônia dos restaurantes na aplicação da taxa de desperdício e sua substituição por medidas de gestão potencialmente menos lesivas a direito de terceiros.

Referências

BENJAMIN, A. H. D. O Código Brasileiro de Proteção do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, n. 7, p. 269-292, jul./set. 1993.

BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 53ª ed., atual. e ampl. Col. Saraiva de Legislação. 2016.

CARVALHO, D. F. Teoria Geral do Direito do Consumidor – Conceitos, Direitos Básicos e Princípios Norteadores do Sistema de Defesa do Consumidor. Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás. Disponível em: «http://www.esmeg.org.br/pdfMural/direito_consumidor_-_dr._diogenes_01-12-2011.pdf». Acesso em: 23/11/2016.

GRINOVER, A. P. O Código de Defesa do Consumidor no sistema socioeconômico brasileiro. Revista Portuguesa de Direito do Consumo, p. 37-45, 28 mar. 1998.

IDEC. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Taxa de desperdício é abusiva. Revista do IDEC jun. 2013. On line. Disponível em: «http://www.idec.org.br/uploads/revistas_materias/pdfs/177-duvida-legal1.pdf». Acesso em: 24/11/2016.

PARISOTO, D. F.; HAUTRIVE, T. P.; CEMBRANEL, F. M. Redução do desperdício de alimentos em um restaurante popular. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, Ponta Grossa, v.7, n. 2, 2013.

SOUTO, A. R. Estudo comparativo sobre o uso de pratos e bandejas em um restaurante universitário. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Medicina, Curso de Nutrição: UFRGS. Porto Alegre, 2014.
Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos