Admissibilidade da cobrança de taxa de desperdício por restaurantes
Resumo
A fim de evitar abusos por parte dos clientes, restaurantes têm aplicado uma taxa de desperdício como meio de penalizar consumidores que deixam sobras de refeição e acabam por onerar os custos de operação dos estabelecimentos. Embora não haja vedação legal expressa à prática, tal mecanismo parece estranho à autonomia e às garantias individuais do consumidor. Nos tribunais, situações de constrangimento e discussão da legalidade de medidas adotadas pelos restaurantes contra o desperdício motivam os pleitos de reparação civil e de defesa de direitos coletivos. Os resultados apontam para necessidade de parcimônia dos restaurantes na aplicação da taxa de desperdício e sua substituição por medidas de gestão potencialmente menos lesivas a direito de terceiros.
Referências
BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 53ª ed., atual. e ampl. Col. Saraiva de Legislação. 2016.
CARVALHO, D. F. Teoria Geral do Direito do Consumidor – Conceitos, Direitos Básicos e Princípios Norteadores do Sistema de Defesa do Consumidor. Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás. Disponível em: «http://www.esmeg.org.br/pdfMural/direito_consumidor_-_dr._diogenes_01-12-2011.pdf». Acesso em: 23/11/2016.
GRINOVER, A. P. O Código de Defesa do Consumidor no sistema socioeconômico brasileiro. Revista Portuguesa de Direito do Consumo, p. 37-45, 28 mar. 1998.
IDEC. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Taxa de desperdício é abusiva. Revista do IDEC jun. 2013. On line. Disponível em: «http://www.idec.org.br/uploads/revistas_materias/pdfs/177-duvida-legal1.pdf». Acesso em: 24/11/2016.
PARISOTO, D. F.; HAUTRIVE, T. P.; CEMBRANEL, F. M. Redução do desperdício de alimentos em um restaurante popular. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, Ponta Grossa, v.7, n. 2, 2013.
SOUTO, A. R. Estudo comparativo sobre o uso de pratos e bandejas em um restaurante universitário. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Medicina, Curso de Nutrição: UFRGS. Porto Alegre, 2014.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gastronomia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.