O espetáculo da culinária:

análise de informações veiculadas em diferentes mídias e seus possíveis impactos no preparo e consumo de alimentos

  • Rita de Cássia Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Déborah de Oliveira Ramiro
  • Lucas Soares Moreira
Palavras-chave: Meios de comunicação, Culinária, Consumo de Alimentos

Resumo

Tem-se observado um crescente interesse por informações sobre culinária veiculadas nas diferentes mídias, tanto por pessoas que preparam refeições quanto por telespectadores que tem encontrado nesse conteúdo um meio de entretenimento. No entanto, pouco se conhece sobre a qualidade das informações veiculadas nas mídias, sua convergência com o conhecimento científico e seu impacto nas escolhas alimentares. O objetivo dessa pesquisa, portanto, foi analisar as informações veiculadas em revistas impressas, programas de televisão e YouTube sobre culinária, e realizar uma discussão teórica sobre seus possíveis impactos no preparo e consumo de alimentos.  Para isso desenvolveu-se uma pesquisa, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, para analisar os conteúdos sobre culinária no YouTube, revistas e programas da televisão aberta brasileira, no período de maio a julho de 2015 e junho a agosto de 2017. Nessa pesquisa ficou evidente uma grande veiculação de informações sobre culinária em diferentes mídias e o imenso interesse das pessoas sobre o assunto. No entanto, existe um paradoxo entre o interesse por culinária e o ato de efetivamente cozinhar no dia a dia. Além disso, as informações técnicas sobre nutrição veiculadas nessas mídias, quando presentes, podem divergir do conhecimento científico.

 

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Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos