Comida e Festas Populares
apontamentos sobre o papel da comida na tradição de Folia de Reis na cidade de Mara Rosa/GO
Resumo
A Folia de Reis é uma festa popular brasileira, de cunho religioso e forte característica rural, que tem na comida um elemento fundamental na sua construção, considerando a diversidade regional e os diferentes modos de fazer e comer ligados a difusão territorial destes festejos no país. Nesse sentido, a Gastronomia se configura como um espaço privilegiado para se observar os processos relativos à formação das culturas e sociedades e neste caso, o lugar da comida nesta festividade. Deste modo, o objetivo deste texto é realizar alguns apontamentos sobre o papel da comida e a sua importância nas festas populares, tendo como referência as festividades de Folia de Reis da cidade de Mara Rosa/Go. Foram realizadas observações e conversas exploratórias durante a realização da festa, ocorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Destaca-se que os preparativos que a precedem, os modos de fazer e a comensalidade acaba por solidificar a atenção dada à comida neste contexto. Assim, observa-se que os agentes dessa cultura percebem a necessidade de manter vivas as práticas da cozinha de Folia de Reis como expressões das tradições populares.
Referências
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore nacional: Festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1964.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. Brasiliense, 2017.
BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha, n. 5, 2009.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Brasília: Ministério da educação e cultura, Inst. Nacional do livro, 1954.
CASTRO, Helisa Canfield de; MACIEL, Maria Eunice; MACIEL, Rodrigo Araújo. Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia. Ágora, v. 18, n. 1, p. 18-27, 2016.
DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOULART, Rafaela Sales; DA CUNHA, Fabiana Lopes. Reconstituindo memórias e construindo histórias: as relações entre a folia de reis de Florínea (SP) e a história da cidade. Geografia e Pesquisa, v. 10, n. 2, 2016.
GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Folias de Reis: o eco da memória na (re) construção da performance e identidade dos foliões em João Pinheiro, estado de Minas Gerais. IV ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, v. 28, 2008.
GONÇALVES, Gabriela. Religiosidade Popular e Folia de Reis. Anais do III Congresso Internacional de História da UFG/ Jataí: História e Diversidade Cultural, 2012.
MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha à brasileira. Revista Estudos Históricos, v. 1, n. 33, p. 25-39, 2004.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Rede goiana de apoio aos arranjos produtivos locais - Plano de desenvolvimento apl do açafrão de Mara Rosa e região. Goiânia, 2007.
LAPLANTINE, Francis. Aprender antropologia. Brasília: Brasiliense, 1988.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 1º Ed., 2016.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2013.
NAZARETH, Carolina Cadima Fernandes; BARBOSA, Filipe Augusto Couto; Comida caipira para comensais urbanos: Visitantes e consumo alimentar aos finais de semana e na Folia de Reis em Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia, Minas Gerais. In: COLLAÇO, Janine; BARBOSA, Filipe; ROIM, Talita (org.). Cidades e Consumo Alimentar, p. 80, 2017.
OLIVEIRA, Túlio Martins de; SILVA, Gabriela Brito de Lima. Expressões da Cultura Alimentar Pernambucana no Mercado da Boa Vista em Recife/PE. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 12, p. 1-14, 4 mar. 2020.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; GOULART, Rafaela Sales. Histórias e memórias: a folia de reis de Florínea/São Paulo. Geografia e Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 53-69, 2014.
PERGO, Vera Lucia. Os rituais na Folia de Reis: uma das festas populares brasileiras. Anais do 1º Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades–ANPUH, Maringá, 2007.
POULAIN, Jean-Pierre. Sociologias da Alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
RIOS, Sebastião; VIANA, Talita; NEVES, Rogério. Criação de versos e toadas nas Folias de Reis em Inhumas, Goiás. ACENO-Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 4, n. 7, p. 187-209, 2017.
SAVARIN, Antoine Brillat. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
WOORTMANN, Klaas. O sentido simbólico das práticas alimentares. Gastronomia: cortes e recortes. Brasília: SENAC, 2009.
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gastronomia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.