Comida e Festas Populares

apontamentos sobre o papel da comida na tradição de Folia de Reis na cidade de Mara Rosa/GO

  • Túlio Martins Oliveira UnB
  • Gabriela Brito de Lima Silva Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Alimentação, Cozinha, Reisados, Gastronomia, Identidade

Resumo

A Folia de Reis é uma festa popular brasileira, de cunho religioso e forte característica rural, que tem na comida um elemento fundamental na sua construção, considerando a diversidade regional e os diferentes modos de fazer e comer ligados a difusão territorial destes festejos no país. Nesse sentido, a Gastronomia se configura como um espaço privilegiado para se observar os processos relativos à formação das culturas e sociedades e neste caso, o lugar da comida nesta festividade. Deste modo, o objetivo deste texto é realizar alguns apontamentos sobre o papel da comida e a sua importância nas festas populares, tendo como referência as festividades de Folia de Reis da cidade de Mara Rosa/Go. Foram realizadas observações e conversas exploratórias durante a realização da festa, ocorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Destaca-se que os preparativos que a precedem, os modos de fazer e a comensalidade acaba por solidificar a atenção dada à comida neste contexto. Assim, observa-se que os agentes dessa cultura percebem a necessidade de manter vivas as práticas da cozinha de Folia de Reis como expressões das tradições populares.

Referências

ABDALA, Mônica Chaves. Saberes e sabores: tradições culturais populares do interior de Minas e de Goiás. História: Questões & Debates, v. 54, n. 1, 2011.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore nacional: Festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1964.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1987.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. Brasiliense, 2017.

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha, n. 5, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Brasília: Ministério da educação e cultura, Inst. Nacional do livro, 1954.

CASTRO, Helisa Canfield de; MACIEL, Maria Eunice; MACIEL, Rodrigo Araújo. Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia. Ágora, v. 18, n. 1, p. 18-27, 2016.

DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOULART, Rafaela Sales; DA CUNHA, Fabiana Lopes. Reconstituindo memórias e construindo histórias: as relações entre a folia de reis de Florínea (SP) e a história da cidade. Geografia e Pesquisa, v. 10, n. 2, 2016.

GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Folias de Reis: o eco da memória na (re) construção da performance e identidade dos foliões em João Pinheiro, estado de Minas Gerais. IV ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, v. 28, 2008.

GONÇALVES, Gabriela. Religiosidade Popular e Folia de Reis. Anais do III Congresso Internacional de História da UFG/ Jataí: História e Diversidade Cultural, 2012.

MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha à brasileira. Revista Estudos Históricos, v. 1, n. 33, p. 25-39, 2004.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Rede goiana de apoio aos arranjos produtivos locais - Plano de desenvolvimento apl do açafrão de Mara Rosa e região. Goiânia, 2007.

LAPLANTINE, Francis. Aprender antropologia. Brasília: Brasiliense, 1988.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 1º Ed., 2016.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2013.

NAZARETH, Carolina Cadima Fernandes; BARBOSA, Filipe Augusto Couto; Comida caipira para comensais urbanos: Visitantes e consumo alimentar aos finais de semana e na Folia de Reis em Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia, Minas Gerais. In: COLLAÇO, Janine; BARBOSA, Filipe; ROIM, Talita (org.). Cidades e Consumo Alimentar, p. 80, 2017.

OLIVEIRA, Túlio Martins de; SILVA, Gabriela Brito de Lima. Expressões da Cultura Alimentar Pernambucana no Mercado da Boa Vista em Recife/PE. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 7, n. 12, p. 1-14, 4 mar. 2020.

PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; GOULART, Rafaela Sales. Histórias e memórias: a folia de reis de Florínea/São Paulo. Geografia e Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 53-69, 2014.

PERGO, Vera Lucia. Os rituais na Folia de Reis: uma das festas populares brasileiras. Anais do 1º Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades–ANPUH, Maringá, 2007.

POULAIN, Jean-Pierre. Sociologias da Alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

RIOS, Sebastião; VIANA, Talita; NEVES, Rogério. Criação de versos e toadas nas Folias de Reis em Inhumas, Goiás. ACENO-Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 4, n. 7, p. 187-209, 2017.

SAVARIN, Antoine Brillat. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

WOORTMANN, Klaas. O sentido simbólico das práticas alimentares. Gastronomia: cortes e recortes. Brasília: SENAC, 2009.
Publicado
2021-02-18
Edição
Seção
Artigos