Poloneses:

etnia contribuinte da cultura gastronômica na Região Oeste de Santa Catarina

  • Marta Nichelle do Amaral Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Jaqueline Finatto
  • Sara Eloisa Gossenheimer
  • Maria Regina Martinazzo
  • Simone Mascarello Cervini
  • Pamela Maria Masson
Palavras-chave: Palavras-chave: Cultura. Alimentação. Poloneses.

Resumo

A cultura dos povos tem ligação com a alimentação que se sustentam através do tempo, tornando a história viva e crescente. Para compreender a multiplicidade e particularidade de um povo, é necessário resgatar os aspectos históricos, conhecer seus hábitos, costumes e as crenças. A etnia polonesa está presente no Sul do Brasil desde o início do século XX e desde essa época é possível perceber a instalação da gastronomia e traços da cultura polonesa em todo o estado e oeste catarinense, que, com o tempo, sofreram mudanças e adaptações devido às diferenças entre os hábitos e costumes dos poloneses e catarinenses. Este estudo tem como objetivo resgatar a memória gastronômica da cultura polonesa e seus hábitos alimentares, e realizar uma releitura dos pratos típicos mais consumidos. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa-ação e estruturou-se na utilização de fontes documentais e bibliográficas. Este estudo é parte dos resultados alcançados de um projeto de extensão universitária denominado Patrimônio Gastronômico da Região Oeste de Santa Catarina. Como resultados, após a identificação da cultura e dos hábitos alimentares, mapeou-se e registraram-se os pratos mais consumidos pelos poloneses instalados na região e realizou-se uma releitura, reproduzindo-os através de testes em laboratório específico. Para cada reprodução foram mantidas a essência e a originalidade de cada prato, sendo agregados somente os aspectos visuais das técnicas advindas do conhecimento gastronômico dos pesquisadores envolvidos. O estudo mostra-se original por valorizar e divulgar a cultura gastronômica de um povo, que é parte da história de uma região.

Biografia do Autor

Pamela Maria Masson
   

Referências

ANGULSKI, Nazareno Dalsasso. Da ‘Polska’ à terra prometida: o legado polonês em Santa Catarina e um tributo à comunidade do Chapadão/Orleans. Florianópolis: Insular, 2009.

BERGMANN, Magna Liane; MARQUETTO, Rut Maria Friedrich; CASARIN, Vanusa Andrea; PIRRA, Antônio José Duque. Produtos agroalimentares e desenvolvimento regional. Santo Ângelo: FuRI, 2016.

COLETTE, Maria Madalena; SILVA, Maria Helena C. da. Novos cenários de aprendizagem, inovação e sustentabilidade: uma pesquisa-ação na graduação em Ciências e Tecnologia. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Porto, n. Spe. 2, p. 55-69, set. 2014.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.

GRECHINSK, Paula Turra; CARDOZO, Poliana Fabíula. A gastronomia eslava em Irati como possibilidade de atrativo turístico. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Islas Canarias, v. 6, n. 2, p. 361-375, abr. 2008.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2005.

MARQUETTO, Rut Maria; SILVEIRA, João Serafim Tusi da (Org.). Produtos agroalimentares e desenvolvimento regional. Santo Ângelo: FuRI, 2016.

MENDES, Roberto Teixeira; VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis (Org.). Qualidade de vida e cultura alimentar. Campinas: Ipês Editorial, 2009.

ONGHERO, André Luiz. Nova Erechim: da colonização à emancipação. Chapecó: CEOM/Unochapecó; Nova Erechim: Prefeitura Municipal de Nova Erechim, 2014. 167 p.

PIAZZA, Walter F. A colonização de Santa Catarina. 3. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1994.

POLONICUS: Revista de reflexão Brasil-Polônia. Missão Católica Polonesa no Brasil, Curitiba, ano 2, n. 4, jul./dez. 2011.

ROCHA, Rafaela Mascarenhas. Histórico da imigração polonesa na região metropolitana de Curitiba. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, ano 8, n. 19, p. 52-76, jan./jun. 2015.

SAVARIN, Jean Anthelme Brillat. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHALINSKI, Adalberto; RODYCZ, Carlos Wilson. Colônia Lucena, Itaiópolis: crônica dos imigrantes poloneses. Florianópolis: BRASPOL, 2002.

SONATI, Jaqueline Girnos; VILARTA, Roberto; SILVA, Cleliani de Cassia da. Influências culinárias e diversidade cultural da identidade brasileira: imigração, regionalização e suas comidas. In: MENDES, Roberto Teixeira; VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis (Org.). Qualidade de vida e cultura alimentar. Campinas: Ipês Editorial, 2009. p. 137-147.

TONEZER, Cristiane et al. Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense. Revista Geografares, Vitória, n. 25, p. 238-262, jan./jun. 2018.
Publicado
2020-09-09
Edição
Seção
Artigos