Poloneses:
etnia contribuinte da cultura gastronômica na Região Oeste de Santa Catarina
Resumo
A cultura dos povos tem ligação com a alimentação que se sustentam através do tempo, tornando a história viva e crescente. Para compreender a multiplicidade e particularidade de um povo, é necessário resgatar os aspectos históricos, conhecer seus hábitos, costumes e as crenças. A etnia polonesa está presente no Sul do Brasil desde o início do século XX e desde essa época é possível perceber a instalação da gastronomia e traços da cultura polonesa em todo o estado e oeste catarinense, que, com o tempo, sofreram mudanças e adaptações devido às diferenças entre os hábitos e costumes dos poloneses e catarinenses. Este estudo tem como objetivo resgatar a memória gastronômica da cultura polonesa e seus hábitos alimentares, e realizar uma releitura dos pratos típicos mais consumidos. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa-ação e estruturou-se na utilização de fontes documentais e bibliográficas. Este estudo é parte dos resultados alcançados de um projeto de extensão universitária denominado Patrimônio Gastronômico da Região Oeste de Santa Catarina. Como resultados, após a identificação da cultura e dos hábitos alimentares, mapeou-se e registraram-se os pratos mais consumidos pelos poloneses instalados na região e realizou-se uma releitura, reproduzindo-os através de testes em laboratório específico. Para cada reprodução foram mantidas a essência e a originalidade de cada prato, sendo agregados somente os aspectos visuais das técnicas advindas do conhecimento gastronômico dos pesquisadores envolvidos. O estudo mostra-se original por valorizar e divulgar a cultura gastronômica de um povo, que é parte da história de uma região.
Referências
BERGMANN, Magna Liane; MARQUETTO, Rut Maria Friedrich; CASARIN, Vanusa Andrea; PIRRA, Antônio José Duque. Produtos agroalimentares e desenvolvimento regional. Santo Ângelo: FuRI, 2016.
COLETTE, Maria Madalena; SILVA, Maria Helena C. da. Novos cenários de aprendizagem, inovação e sustentabilidade: uma pesquisa-ação na graduação em Ciências e Tecnologia. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Porto, n. Spe. 2, p. 55-69, set. 2014.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002.
GRECHINSK, Paula Turra; CARDOZO, Poliana Fabíula. A gastronomia eslava em Irati como possibilidade de atrativo turístico. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Islas Canarias, v. 6, n. 2, p. 361-375, abr. 2008.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2005.
MARQUETTO, Rut Maria; SILVEIRA, João Serafim Tusi da (Org.). Produtos agroalimentares e desenvolvimento regional. Santo Ângelo: FuRI, 2016.
MENDES, Roberto Teixeira; VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis (Org.). Qualidade de vida e cultura alimentar. Campinas: Ipês Editorial, 2009.
ONGHERO, André Luiz. Nova Erechim: da colonização à emancipação. Chapecó: CEOM/Unochapecó; Nova Erechim: Prefeitura Municipal de Nova Erechim, 2014. 167 p.
PIAZZA, Walter F. A colonização de Santa Catarina. 3. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1994.
POLONICUS: Revista de reflexão Brasil-Polônia. Missão Católica Polonesa no Brasil, Curitiba, ano 2, n. 4, jul./dez. 2011.
ROCHA, Rafaela Mascarenhas. Histórico da imigração polonesa na região metropolitana de Curitiba. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, ano 8, n. 19, p. 52-76, jan./jun. 2015.
SAVARIN, Jean Anthelme Brillat. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SCHALINSKI, Adalberto; RODYCZ, Carlos Wilson. Colônia Lucena, Itaiópolis: crônica dos imigrantes poloneses. Florianópolis: BRASPOL, 2002.
SONATI, Jaqueline Girnos; VILARTA, Roberto; SILVA, Cleliani de Cassia da. Influências culinárias e diversidade cultural da identidade brasileira: imigração, regionalização e suas comidas. In: MENDES, Roberto Teixeira; VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis (Org.). Qualidade de vida e cultura alimentar. Campinas: Ipês Editorial, 2009. p. 137-147.
TONEZER, Cristiane et al. Identidade gastronômica: patrimônio imaterial do oeste catarinense. Revista Geografares, Vitória, n. 25, p. 238-262, jan./jun. 2018.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gastronomia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.