Resenha crítica do livro "Cozinhando Sonhos:

Como futuros gastrônomos planejam empreendimentos socialmente responsáveis"

  • Claudia Mesquita Pinto Soares UFRJ
Palavras-chave: GASTRONOMIA, ENSINO, TRANSGENERIDADE

Resumo

O livro que é organizado por um professor e um aluno e joga luz para a questão do ambiente dos empreendimentos gastronômicos e suas cozinhas como espaço de respeito às diferenças e igualdade de oportunidades. A partir do desafio de planejar empresas social, econômica e ambientalmente responsáveis o grupo de alunos propõe repensar a responsabilidade sob a ótica da transgeneridade e do feminismo que saltam do nó das gargantas ansiosas por um diploma até às bordas dos discursos gerenciais que sequer cogitam isso. O livro, que contém sete artigos escritos por alunos e professores a partir do trabalho final da disciplina Planejamento estratégico em alimentação é um convite a repensar a prática docente e o papel do aluno na difícil tarefa de ensinar e repensar o papel de interlocutor do saber, que é o docente. Tarefa de ensinar a ser, a estar e principalmente existir como produto e produtor de sua vida.

 

Referências

FIGUEIREDO, G. H. GIROUX. Fortalecer a resistência e mobilizar para a ação coletiva. Le Monde Diplomatique, 31/03/2020. Ediçao 153. Disponível em: https://diplomatique.org.br/fortalecer-a-resistencia-e-mobilizar-para-a-acao-coletiva/
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 9a. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transexualgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p.
MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Conceitos trazidos por Christian Laval para descrever a lógica de redução dos gastos com educação que impactaram na redução de conteúdos e fez da escola um espaço empresarial.
MASSETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.
Publicado
2020-09-09
Edição
Seção
Resenhas