Resenha crítica do livro "Cozinhando Sonhos:
Como futuros gastrônomos planejam empreendimentos socialmente responsáveis"
Resumo
O livro que é organizado por um professor e um aluno e joga luz para a questão do ambiente dos empreendimentos gastronômicos e suas cozinhas como espaço de respeito às diferenças e igualdade de oportunidades. A partir do desafio de planejar empresas social, econômica e ambientalmente responsáveis o grupo de alunos propõe repensar a responsabilidade sob a ótica da transgeneridade e do feminismo que saltam do nó das gargantas ansiosas por um diploma até às bordas dos discursos gerenciais que sequer cogitam isso. O livro, que contém sete artigos escritos por alunos e professores a partir do trabalho final da disciplina Planejamento estratégico em alimentação é um convite a repensar a prática docente e o papel do aluno na difícil tarefa de ensinar e repensar o papel de interlocutor do saber, que é o docente. Tarefa de ensinar a ser, a estar e principalmente existir como produto e produtor de sua vida.
Referências
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 9a. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transexualgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p.
MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Conceitos trazidos por Christian Laval para descrever a lógica de redução dos gastos com educação que impactaram na redução de conteúdos e fez da escola um espaço empresarial.
MASSETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gastronomia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.