O uso do termo Gastronomia no Twitter:
uma análise exploratória em português, espanhol, inglês e francês
Resumo
O objetivo deste estudo exploratório e descritivo é apresentar no Twitter o uso do termo 'Gastronomia'. Busca-se compreender em quatro diferentes idiomas: (a) as palavras ou perfis associados ao termo gastronomia; (b) a rede de usuários e possíveis perfis que poderiam influenciar os usuários; e (c) a geolocalização dos usuários que usaram o termo. Assim, 210. 770 pastagens entre 12/09 a 12/10/2018 foram coletadas pela ferramenta online Netllytic. Neste recorte temporal identificou-se que em Português e Espanhol os usuários associam o termo gastronomia à cultura, música e turismo; o perfil @penachef foi aquele com maior importância em relação ao termo Gastronomia; e, os usuários que utilizaram o termo estavam no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Portugal (Lisboa) e Espanha (Madrid, Vitória-Gasteiz e Andorra la Vella). Já em Francês, os usuários associaram o termo ao evento Fête de la Gastronomie - Goût de France, à ideia de bom gosto e também à festa; sendo o perfil @gastronomie_ aquele perfil com maior poder de influência na rede de usuários; e, em relação à geolocalização, os termos foram usados com maior frequência na França e no Japão. Por fim, em Inglês, o termo esteve associado à comida, ao mercado financeiro (por meio da palavra bitcoin) e à ideia de conselhos de onde comer (#gastroadvisor), tendo como principal usuário na rede o perfil @gastronomy_work; e, em relação à geolocalização dos usuários, o termo esteve presente New York, Brasília, Barcelona, Ilha de La Palma e Bangkok.
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