O uso do termo Gastronomia no Twitter:

uma análise exploratória em português, espanhol, inglês e francês

Palavras-chave: Gastronomia, Twitter, Monitoramento de Plataformas Digitais

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório e descritivo é apresentar no Twitter o uso do termo 'Gastronomia'. Busca-se compreender em quatro diferentes idiomas: (a) as palavras ou perfis associados ao termo gastronomia; (b) a rede de usuários e possíveis perfis que poderiam influenciar os usuários; e (c) a geolocalização dos usuários que usaram o termo. Assim, 210. 770 pastagens entre 12/09 a 12/10/2018 foram coletadas pela ferramenta online Netllytic. Neste recorte temporal identificou-se que em Português e Espanhol os usuários associam o termo gastronomia à cultura, música e turismo; o perfil @penachef foi aquele com maior importância em relação ao termo Gastronomia; e, os usuários que utilizaram o termo estavam no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Portugal (Lisboa) e Espanha (Madrid, Vitória-Gasteiz e Andorra la Vella). Já em Francês, os usuários associaram o termo ao evento Fête de la Gastronomie - Goût de France, à ideia de bom gosto e também à festa; sendo o perfil @gastronomie_ aquele perfil com maior poder de influência na rede de usuários; e, em relação à geolocalização, os termos foram usados com maior frequência na França e no Japão. Por fim, em Inglês, o termo esteve associado à comida, ao mercado financeiro (por meio da palavra bitcoin) e à ideia de conselhos de onde comer (#gastroadvisor), tendo como principal usuário na rede o perfil @gastronomy_work; e, em relação à geolocalização dos usuários, o termo esteve presente New York, Brasília, Barcelona, Ilha de La Palma e Bangkok.

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRJ

Breno é professor de Gestão na graduação em Gastronomia na UFRJ. É líder do grupo de pesquisa 'Consumo e Redes Sociais Virtuais' - CNPq. Possui doutorado em Administração pela Eaesp-FGV, Mestrado em Administração Pública pela Ebape-FGV e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Foi professor da graduação e mestrado acadêmico na UFRRJ, possui prêmios nacionais na área de Administração e já publicou mais de 100 artigos em congressos e revistas, além de dois livros e capítulos em livrosnacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa são: (i) Boicote do Consumidor; (ii) Comportamento do Consumidor na Gastronomia; (iii) responsabilidade social corporativa; e (iv) Ensino e Pesquisa em Administração.

Renato Augusto da Silva Monteiro, UFRJ

Possui graduação em Turismo pela Fundação Educacional São José (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atua como docente de Bebidas do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: Gastronomia, sociedade e redes sociais; mercado e marketing de bebidas; usos sociais das bebidas; distinção e formação do gosto. Atualmente é coordenador do projeto de extensão TransGarçonne da UFRJ voltado para a inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho (Gastronomia/Bebidas).

Laura Kiyoko Ide, UFRJ e Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Gastronomia e Culinária na Universidade Estácio de Sá (2015), mestrado em Desenvolvimento Local pela Unisuam  (2017) e Especialização em Planejamento de Restaurantes pela Estácio de Sá (2016). Atua como docente de Culinária Asiática, Fundamentos da Culinária e Cozinha Mediterrânea no Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista do JICA - Japan International Cooperation Agency para revitalização da gastronomia japonesa (2017-2018). Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: Culinária Asiática e sobre farinha de carne e osso de rã-touro. Membro da equipe de cozinha para atletas nas Olimpíadas de Tokyo 2020.

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Publicado
2020-02-10
Seção
Artigos

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