Fake On-line reviews em restaurantes:

intenção de boicote ou intenção de buycott de telespectadores do programa Pesadelo na Cozinha?

Palavras-chave: Fake On-line Reviews, Social TV, Boicote, Buycott, Restaurantes

Resumo

Esta investigação tem com objetivo geral verificar a existência de fake on-line reviews na plataforma Google Reviews nos sete estabelecimentos que participaram da segunda temporada do programa Pesadelo na Cozinha. Especificamente, busca-se: (a) identificar os percentuais de avaliações reais e fake reviews; (b) identificar o restaurante que foi o que teve o maior número absoluto de fake reviews; e (c) realizar um teste de hipótese para verificar a proporção dos grupos em relação a avaliação indicar intenção de boicote ou intenção de buycott. Assim, um banco de dados primários foi construído com 2.549 avalições apresentar estatísticas descritivas e realizar um Teste Z de Duas Proporções para indivíduos que deram uma ou duas estrelas para os restaurantes. Foi verificado que 63,12% foram fake on-line reviews (não houve experiência real de consumo) e possivelmente estas avaliações foram escritas a partir do momento que usuários do Google Reviews assistiram aos episódios do programa. A hipótese única do trabalho foi confirmada (p-valor = 0,0001331), o que significa concluir que avaliadores que escreveram falsas avaliações tiveram maior proporção em atribuir 1 ou 2 estrelas do que avaliadores que tiveram uma experiência real e que também atribuíram a mesma quantidade de estrelas. Ou seja, pessoas que não foram ao restaurante se sentem no direito de avaliar e atribuir uma nota baixa sem ter uma experiência real.

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRJ

Breno é doutor em Administração (EAESP/FGV - Estratégia Empresarial), mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). É professor Adjunto IV de Gestão de Serviços no curso de graduação em Gastronomia na UFRJ. Na UFRRJ, foi professor da graduação em Administração Pública e do mestrado acadêmico em Administração; chefe do Departamento de Administração Pública; e, coordenador geral do Projeto Rondon. Foi professor dos MBAs e graduação da Fundação Getulio Vargas, Universidade Gama Filho, UERJ e Unigranrio. Breno é líder do grupo de pesquisa 'Consumo e Redes Sociais Virtuais'. Breno já revisou textos para o Journal of Consumer Behaviour (fator de impacto 1,609) na temática do boicote dos consumidores. Seus interesses de pesquisa são: Boicote de Consumidores, Ensino e Pesquisa em Administração, Responsabilidade Social e Gestão de Serviços em Gastronomia. O pesquisador possui publicações nacionais e internacionais com prêmios em eventos nacionais como Anpad e Angrad (2006, 2009, 2013 e 2018).

Sergio Pimenta, UFRJ

Graduando em Gastronomia (UFRJ); membro do grupo de pesquisa 'Consumo, Gastronomia e Redes Sociais Virtuais' e aluno voluntários de Iniciação Científica e extensionista no projeto 'Gastronomia na Escola'.

Arthur Dutton, UFRJ

Graduando em Gastronomia (UFRJ); Bolsista FAPERJ de Inicação Científica e membro do grupo de pesquisa 'Consumo, Gastronomia e Redes Sociais Virtuais' -CNPq. É organizador do livro "Cozinhando Sonhos: como futuros gastronômos planejam empreendimentos socialmente responsáveis'.

Steven Dutt Ross, Unirio - Departamento de Métodos Quantitativos

Doutor em Engenharia de Produção pela UFF; Mestre em Administração Pública (Ebape-FGV); Estatístico pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE).

 

 

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Publicado
2020-09-09
Edição
Seção
Artigos

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