Fake On-line reviews em restaurantes:
intenção de boicote ou intenção de buycott de telespectadores do programa Pesadelo na Cozinha?
Resumo
Esta investigação tem com objetivo geral verificar a existência de fake on-line reviews na plataforma Google Reviews nos sete estabelecimentos que participaram da segunda temporada do programa Pesadelo na Cozinha. Especificamente, busca-se: (a) identificar os percentuais de avaliações reais e fake reviews; (b) identificar o restaurante que foi o que teve o maior número absoluto de fake reviews; e (c) realizar um teste de hipótese para verificar a proporção dos grupos em relação a avaliação indicar intenção de boicote ou intenção de buycott. Assim, um banco de dados primários foi construído com 2.549 avalições apresentar estatísticas descritivas e realizar um Teste Z de Duas Proporções para indivíduos que deram uma ou duas estrelas para os restaurantes. Foi verificado que 63,12% foram fake on-line reviews (não houve experiência real de consumo) e possivelmente estas avaliações foram escritas a partir do momento que usuários do Google Reviews assistiram aos episódios do programa. A hipótese única do trabalho foi confirmada (p-valor = 0,0001331), o que significa concluir que avaliadores que escreveram falsas avaliações tiveram maior proporção em atribuir 1 ou 2 estrelas do que avaliadores que tiveram uma experiência real e que também atribuíram a mesma quantidade de estrelas. Ou seja, pessoas que não foram ao restaurante se sentem no direito de avaliar e atribuir uma nota baixa sem ter uma experiência real.
Referências
AHMAD, W.; SUN, J. Modeling consumer distrust of online hotel reviews. International Journal of Hospitality Management, 71, p. 77–90, 2018.
BASSO, A.; BON, J.; TASKER, B.; TIMAN, N.; WALKER, M.; WHITCOMBE, C. Recent Developments at the CMA: 2017–2018. Rev Ind Organ, 53, p. 615–635, 2018.
BISHOP, R. The 'Sharing Economy' and the Uber Evolution in Australia. e-Journal of Social & Behavioural Research in Business, v. 10, n. 3, 2019, p. 34-40.
CHATTERJEE, P. Online Reviews: Do Consumers Use Them?. ACR 2001 PROCEEDINGS, 2006, p. 129-134.
CHATURVEDI, M.; KARTHIK, T. A study on online food ordering companies in India. Vol 5, Issue 1, 2019.
CHENG, Y.; HO, H. Social influence's impact on reader perceptions of online reviews. Journal of Business Research, v. 68, n. 4, p. 883-887, 2015.
CHORIANOPOULOS, K.; LEKAKOS, G. Introduction to Social TV: Enhancing the Shared Experience with Interactive TV. International Journal of Humam-Computer Interaction, v. 24, n. 2, 2008.
CONOVER, W. J. Some Reasons for Not Using the Yates Continuity Correction on 2×2 Contingency Tables. Journal of the American Statistical Association, v. 69, n. 364, 1974.
CRUZ, B. P. A.; MONTEIRO, R. A. S.; IDE, L. K. O uso do termo Gastronomia no Twitter: uma análise exploratória em Português, Espanhol, Inglês e Francês. Revista Brasileira de Gastronomia, v. 2, n. 2, 2019, p. 72-94.
CRUZ, B. P. A. Boicote Social. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 63, 2017.
CRUZ, B. P. A. Classe C e o Fenômeno Social TV no Brasil. Revista Administração em Diálogo, v.17, n. 3, 2015, p. 106-128.
CRUZ, B. P. A. Curtir, Comentar e Compartilhar: Redes Sociais Virtuais e TV no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2016.
CRUZ, B. P. A.; ROSS, S. D. Caminhos Sinuosos: Os Deslizes nos Estudos em Administração Pública e de Empresas. RAEP, v. 19, n. 2, 2018, p. 200-242.
DANIEL, E.; WILSON, H.; MYERS, A. Adoption of E-Commerce by SMEs in the UK: Towards a Stage Model. International Small Business Journal, 20(3), 253–270, 2002.
DUCHENEAUT, N.; MOORE, R. J.; OEHLBERG, L.; THORNTON, J. D.; NICKELL, R. Social TV: Designing for Distributed, Sociable Television Viewing. International Journal of Humam-Computer Interaction, v. 24, n. 2, 2008, p. 136-154.
FRIEDMAN, M. Consumer boycotts: Effecting change trough the marketplace and the media. New York: Routledge, 1999.
GAN, Q.; FERNS, B. H.; YU, Y.; JIN, L. A Text Mining and Multidimensional Sentiment Analysis of Online Restaurant Reviews. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 18, p. 465–492, 2016.
GAYLE, K.; MORTIMER, K.; DICKINSON, S.; WALLER, D. S. Buy, boycott or blog: Exploring online consumer power to share, discuss and distribute controversial advertising messages. European Journal of Marketing, Vol. 46, No. 3-4, p. 387-405, 2012.
GEFEN, D. Customer Loyalty in E-Commerce. Journal of the Association for Information Systems. Vol. 3, Iss. 1 , Article 2, 2002.
GEFEN, D. E-commerce: the role of familiarity and trust. Omega, v. 28, n. 6, 2000.
HUNT, K. Gaming the system: Fake online reviews v. consumer law. Computer Law & Security Review, 31(1), p. 3–25, 2015.
KANG, J. A Volatile Public: The 2009 Whole Foods Boycott on Facebook. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 56, n. 4, 2012, p. 562-577, 2012.
KLEIN, J. G.; SMITH, N. C; JHON, A. Why we boycott: Consumer motivations for boycott participation. Journal of Marketing, v. 68, n.3, pp. 92-109.
MALBON, J. Taking Fake Online Consumer Reviews Seriously. Journal of Consumer Policy, 36(2), pp. 139–157, 2013.
MAYZLIN, D.; DOVER, Y.; CHEVALIER, J. Promotional Reviews: An Empirical Investigation of Online Review Manipulation. American Economic Review, v. 104, n. 8, p. 2421-2455, 2014.
MONTY, R. Creative Economy: how the interface of Uber Eats and iFood could change your menu. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 15(3), 2018, p. 413-419.
MUKHERJEE, A; VENKATARAMAN; V.; LIU, B.; GLANCE, N. What Yelp Fake Review Filter Might Be Doing?. International AAAI Conference on Web and Social Media, Proceedings…., North America, 2013.
NEILSON, L. A. Boycott or buycott? Understanding political consumerism. Journal of Consumer Behavior, v. 9, n. 3, 2010, p. 214-227.
PROULX, M., SHEPATIN, S. Social TV: How Marketers Can Reach and Engage Audiences by Connecting Television to the Web, Social Media, and Mobile. New Jersey: Wiley, 2012.
WERTHNER, H.; RICCI, F. E-Commerce and tourism. Comunications of the ACM., Vol 47, No 12, 2004.
RODRIGUES, R. C., SOARES, C. M. P.; KALIL FILHO, M. V. Análise Semiótica do 'Masterchef': Entretenimento ou Difusão do Saber Gastronômico? In CRUZ, B. P. A.; KARLS, T. S. (orgs.). n Pesquisa e Extensão. Curitiba: Editora CRV, 2020.
SCHAFER, J. B., KONSTAN, J. A.; RIEDL, J. E-Commerce Recommendation Applications. Data Mining and Knowledge Discovery, 5, 115–153, 2001.
SHARMA, K.; WAHEED, K. Consumption of online food app services: An exploratory study among college students in Dubai. Middle East Journal Of Business, Vol 13, Issue 4, 2018.
SILVA, L. de O. Mudanças da vida metropolitana e o hábito de comer fora do lar. In CRUZ, B. P. A.; KARLS, T. S. (orgs.). Gastronomia: Pesquisa e Extensão. Curitiba: Editora CRV, 2020.
GU, B; DUAN, W.; WHINSTON, A. Do online reviews matter? — An empirical investigation of panel data. Decisions Support Systems, Vol 45, Issue 4, p. 1007-1016, 2018.
YAN, X.; WANG, J.; CHAU, M. Customer revisit intention to restaurants: Evidence from online reviews. Inf Syst Front, 17, p. 645–657, 2015.
YANG, S.; HLEE, S.; LEE, J.; KOO, C. An empirical examination of online restaurant reviews on Yelp.com: A dual coding theory perspective. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 29 No. 2, p. 817-839, 2017.
ZHANG, Z.; YE, Q.; LAW, R.; LI, Y. The impact of e-word-of-mouth on the online popularity of restaurants: A comparison of consumer reviews and editor reviews. International Journal of Hospitality Management, vol 29, issue 4, p. 694-700, 2010.
ZUKIN, S.; LINDERMAN, S.; HURSON L. The omnivore’s neighborhood? Online restaurant reviews, race, and gentrification. Journal of Consumer Culture, vol 17, p. 459–479.
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gastronomia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Sireitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Brasileira de Gastronomia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Internacional.