Intenção de Boicote do Consumidor ao Milho Transgênico a partir do conhecimento sobre Milho Crioulo

Palavras-chave: Milho Crioulo, Boicote do Consumidor, Extensão Universitária

Resumo

Um alimento crioulo é aquele que não sofreu mudanças genéticas pela indústria e que mantém suas características naturais. O presente estudo tem como objetivo discutir como a intenção de boicote do consumidor a um milho transgênico pode ser influenciada após uma experiência em um projeto de extensão que resgata o conceito de milho crioulo e sua relação com memória, patrimônio cultural e sustentabilidade. Quatro hipóteses são testadas em um quasi-experimento com uma amostra de 48 indivíduos que atuam no ramo da Gastronomia (estudantes, pesquisadores e empreendedores). Os testes não-paramétricos permitem concluir que: (H1) -  indivíduos com conhecimento prévio em relação ao milho crioulo tiveram maior intenção de boicote em comparação aqueles que não o tinham; (H2) - a experiência lúdico-sensorial influencia em uma maior intenção de boicote ao milho transgênico pelos indivíduos; (H3) - antes da experiência lúdico-sensorial homens e mulheres têm a mesma média em relação a intenção de boicote ao milho transgênico; e, (H4) - há indícios de que mulheres têm maior intenção de boicote a um milho transgênico que homens após serem expostas a informações sobre o milho crioulo. Estes resultados (i) evidenciam a relevância do processo de conscientização do consumidor por meio da Extensão Universitária e (ii) o conhecimento construído em relação à memória, patrimônio cultural e sustentabilidade influenciando na intenção de boicote do consumidor.

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRJ

Breno é doutor em Administração (EAESP/FGV - Estratégia Empresarial), mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). É professor Adjunto IV de Gestão de Serviços no curso de graduação em Gastronomia na UFRJ e organizados dos livros 'Gastronomia: Pesquisa e Extensão', 'Cozinhando Sonhos - como futuros gastrônomos planejam empreendimentos socialmente responsáveis' e  'Gastronomia, cerveja artesanal e Slow Food - ideias de negocios sustentáveis'. Na UFRRJ, foi professor da graduação em Administração Pública e do mestrado acadêmico em Administração; chefe do Departamento de Administração Pública; e, coordenador geral do Projeto Rondon. Foi professor dos MBAs e graduação da Fundação Getulio Vargas, Universidade Gama Filho, UERJ e Unigranrio. Breno é líder do grupo de pesquisa 'Consumo e Redes Sociais Virtuais'. Breno já revisou textos para o Journal of Consumer Behaviour (fator de impacto 1,609) na temática do boicote dos consumidores. Seus interesses de pesquisa são: Boicote de Consumidores, Ensino e Pesquisa em Administração, Responsabilidade Social e Gestão de Serviços em Gastronomia. O pesquisador possui publicações nacionais e internacionais com prêmios em eventos nacionais como Anpad e Angrad (2006, 2009, 2013 e 2018).

Myriam Melchior, UFRJ

Myriam Melchior é professora do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde leciona as disciplinas de Alimentação e Cultura e de Hospitalidade. Tecnóloga em Hotelaria (École Les Roches - Suiça), é formada em Psicologia, mestre em Comunicação Social e Cultura (UFRJ) e doutora em Memória Social (UNIRIO), com doutoramento sanduíche no King's College London (Grã-Bretanha). Concentra-se na investigação da cultura alimentar brasileira, em suas diversas manifestações e modos de transmissão.  Em 2014, criou o projeto de extensão “Pi(ra)poca: o milho e a memória indígena na cultura alimentar brasileira” o que propiciou um novo campo de  pesquisas em Gastronomia, Cultura e Memória, cujos resultados passaram a ser apresentados no evento bianual “Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória”, do qual é coordenadora. Ainda, é editora e organizadora da coleção "Gastronomia, Cultura e Memória" (Rio de Janeiro: Fólio Digital, 2017, 2018 e 2021), que trata de temas diversos em Gastronomia. Atualmente, coordena o Projeto de Extensão "Gastronomia, Cultura e Memória".

Steven Dutt Ross, Unirio - Departamento de Métodos Quantitativos

Doctor of Production Engineering, Master in Public Management (Ebape-FGV), Bachelor in Statistics (Escola Nacional de Ciências Estatísticas - IBGE).

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Publicado
2021-09-01
Edição
Seção
Artigos

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