Comensais Prosumers Co-criando Valor para Restaurantes na Plataforma Tripadvisor

Palavras-chave: Prosumers, Avaliações Online, Tripadvisor

Resumo

Prosumer é o termo utilizado para caracterizar consumidores que constroem junto com uma marca um significado – ao mesmo tempo que produz o significado, ele(a) o consome. O objetivo deste estudo é verificar se comensais prosumers ao escreverem suas avaliações contribuem para gerar valor para aqueles restaurantes. Trabalhou-se com a Análise Quantitativa de Textos – técnica de Processamento de Linguagem Natural na Estatística que possibilita a apresentação de nuvens de palavras, bigramas, trigramas, previsão da próxima palavra e rede de coocorrência de termos. Assim, 10 restaurantes com as melhores avaliações no Tripadvisor em São Paulo e Rio de Janeiro foram analisados, gerando um banco de dados de 16.069 avaliações. Assim, é possível afirmar que comensais prosumers co-criaram valor para os restaurantes aqui analisados. A co-criação ocorre quando voluntariamente um(a) comensal tem uma experiência que o encantou e voluntariamente foi ao Tripadvisor e relatou com detalhes e com afeto aquela experiência que o(a) marcou, evidenciando termos como “excelente atendimento”, “vale cada centavo” ou ressaltando a excelência no atendimento por meio dos funcionários – o que revela a importância das pessoas que trabalham nos restaurantes. Os achados deste estudo evidenciam a importância de entender características relacionadas à hospitalidade como parte da experiência gastronômica. 

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRJ

Breno é doutor em Administração (EAESP/FGV - Estratégia Empresarial), mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). É professor Adjunto IV de Gestão de Serviços no curso de graduação em Gastronomia na UFRJ. Na UFRRJ, foi professor da graduação em Administração Pública e do mestrado acadêmico em Administração; chefe do Departamento de Administração Pública; e, coordenador geral do Projeto Rondon. Foi professor dos MBAs e graduação da Fundação Getulio Vargas, Universidade Gama Filho, UERJ e Unigranrio. Breno é líder do grupo de pesquisa 'Consumo e Redes Sociais Virtuais'. Breno já revisou textos para o Journal of Consumer Behaviour (fator de impacto 1,609) na temática do boicote dos consumidores. Seus interesses de pesquisa são: Boicote de Consumidores, Ensino e Pesquisa em Administração, Responsabilidade Social e Gestão de Serviços em Gastronomia. O pesquisador possui publicações nacionais e internacionais com prêmios em eventos nacionais como Anpad e Angrad (2006, 2009, 2013 e 2018).

Steven Dutt Ross, Unirio - Departamento de Métodos Quantitativos

Doctor of Production Engineering, Master in Public Management (Ebape-FGV), Bachelor in Statistics (Escola Nacional de Ciências Estatísticas - IBGE).

Renata Cristina da Silva Monty, UERJ

Journalist, PhD Student of Communication and Culture Technologies PPGCOM / Uerj - FAPERJ Fellow - Researcher at the Research Laboratory in Communication, Entertainment and Cognition (CiberCog/Uerj) and member of the Laboratory of Research in Communication, Culture and Subjectivity Technologies (LETS / Uerj).

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Publicado
2021-09-01
Edição
Seção
Artigos

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